Psicologia do Desporto ... teorias

18-05-2011 13:25
As teorias contemporâneas da Psicologia do Desporto

O desafio de ser bem sucedido no desporto fascina muitos atletas amadores ou profissionais. Como disse o Dr. Singer, um importante psicólogo norte-americano do desporto, o mundo dos desportos activa nossas fantasias, desejos, esperanças e emoções, nosso desejo de sermos reconhecidos e de provarmos nossas capacidades.

Uma combinação de factores contribuem para o sucesso desportivo: a predisposição genética, o treino intensivo, os incentivos financeiros e as qualidades psicológicas. Dentre estas, se destaca a motivação. Compromisso com o desporto, esforço, perseverança para alcançar as metas, são aspectos que estão associados com a motivação. Ela influencia o que você decide fazer, por quanto tempo você vai fazer o que se propôs e o nível de performance que você quer alcançar.

As teorias contemporâneas da Psicologia do Desporto dizem que os atletas em geral podem ter dois tipos de motivação: a motivação para a tarefa e a motivação para o eu.

atleta motivado para a tarefa está interessado em aprender novas habilidades e treinar as habilidades aprendidas. Faz isto com o máximo esforço e se preocupa somente com sua própria performance, como por exemplo, quantos golos conseguiu marcar numa sequência de 10 chutes de bola parada. Frente a um baixo rendimento, vai se esforçar mais ainda. Ele acredita que seu sucesso está associado com treino árduo e se satisfaz com sua performance individual, independentemente da classificação de sua equipe, porque, simplesmente, sente prazer no que está fazendo.

Já o atleta motivado para o eu, pensa em bater recordes, em ganhar de alguém melhor obtido do que ele. Acredita que seu sucesso está em demonstrar uma habilidade superior aos demais e só se satisfaz se for o primeiro. O piloto Ayrton Senna, por exemplo, quando chegava em segundo lugar em uma corrida, ficava muito bravo e ninguém podia se aproximar dele para conversar por algumas horas após a corrida.

Será que existe um tipo de motivação ideal? Será que um atleta motivado para o eu tem mais oportunidades de sucesso do que um motivado para a tarefa? Eis aí, uma fascinante área para futuras pesquisas.

fonte: https://martinscarlos.blogspot.com/ 

Questionário

Quais os temas que gostaria de ver publicados?

Exercicios? (191)

87%

Teoria? (28)

13%

Total de votos: 219