As 4 Vertentes do Futsal

18-05-2011 13:28

 Tal como no Futebol, o futsal possui 4 distintas vertentes que podem ser entendidas como sendo características a nível individual ou colectivo.


Agora vou-vos dar a conhecer um pouco sobre cada uma destas vertentes:

Vertente psicológica: a reacção de um jogador/equipa a um certo e determinado momento ou lance, como um golo sofrido contra a corrente de jogo, uma falta assinalada em que nós discordamos, entre outras. Todo o jogador lida de formas diferentes com as mais diversas situações. Existem jogadores mais temperamentais assim como existem jogadores calmos e capazes de aceitar o que foi sucedido. Pelo que defendo que um capitão de equipa deve ser alguém com uma forte vertente psicológica, pois não só para dar o exemplo aos companheiros, como também para os incentivar em caso de "fracasso"

Vertente física: Esta vertente corresponde á condição física de um jogador, isto é, se está bem preparado ou não fisicamente, o que em futsal é fulcral, pois apesar de ser um campo pequeno e a duração de um jogo de futsal não ser tão longo assim como um jogo de Futebol, é uma modalidade que em muito desgasta os atletas, pois os jogadores de futsal não estão , "por norma", 3 segundos no mesmo lugar, e é um estilo de jogo de pára-arranca, pois não há velocidade moderada, ou se está parado ou se está em sprint, o que desgasta muito um jogador, exigindo desta forma uma boa preparação física.
Enquanto um jogador de futebol percorre em média uns 10 km p/jogo um jogador de futsal percorre cerca de 6 km p/jogo, embora este seja um dado algo enganoso, pois em futsal um jogador pode sair e entrar inúmeras vezes, podendo haver jogador (à excepção do Guarda Redes) que não cumpram mais de 90% da duração do jogo.

Vertente táctica: Como o próprio nome indica, esta está directamente relacionada com os aspectos tácticos do futsal: modelo de jogo, movimentações, etc. É nesta vertente que os Treinadores possuem mais destaque, pois apesar de possuírem uma grande importância nas restantes vertentes, esta é aquela em que ele mais se insere, pelo facto de ser o treinador o responsável por orientar a equipa num determinado modelo de jogo.
Existem equipa melhor preparadas tacticamente que outras, mesmo por vezes, ambas as equipas possuírem um treinador ao mesmo nível(no que toca ao conhecimento táctico da modalidade). Esta situação está interligada com a vertente psicológica, pois a explicação é a concentração dos jogadores, pois por vezes, alguns não têm a concentração necessária para adoptar um determinado sistema de jogo ou saber quando o aplicar, pelo que é necessário impingir concentração durante o treino para assim que se chegar aos jogos o jogador saiba aplicar aquilo que fora trabalhado durante os treinos, pois a concentração também se treina.

Vertente técnica: Passe, condução, drible, etc, é de todos estes fundamentos que um jogador de futsal possui, que trata esta vertente, isto é, a capacidade técnica de um individuo. Existem indivíduos completos a nível técnico, sabem efectuar um bom passe, conduzem bem a bola, sabem driblar, enquanto que outros, ou não dominam qualquer um dos fundamentos ou se encontram em "desequilíbrio", pelo que cabe ao treinador trabalhar esses fundamentos no intuito de tornar um jogador mais equilibrado e dotado tecnicamente.
Quando se compara uma equipa/plantel com outra, uma pessoa inconscientemente tem em conta estas 4 vertentes, pelo que é essencial para qualquer treinador saber identificar qual destas este precisa de se focar mais no próximo treino.
Existem equipas com uma elevada vertente táctica e psicológica, mas talvez com uma vertente técnica e física baixa, e uma outra equipa ser precisamente o contrário. Isso depois dependerá dos princípios de cada treinador e/ou do plantel que tem à sua disposição.
Qual das vertentes a mais importante? Fica a questão para vocês.

fonte: https://futsalcoachpt.blogspot.com/

Questionário

Quais os temas que gostaria de ver publicados?

Exercicios? (191)

87%

Teoria? (28)

13%

Total de votos: 219