Sistemas Defensivos

18-05-2011 13:27

 É o posicionamento em que nossa equipe se colocará dentro da quadra de jogo, quando estiver sem a posse de bola.


Os factores que influenciam o tipo de marcação que iremos utilizar depende do local em que colocaremos a nossa defesa em relação a quadra de jogo, a intensidade com que a nossa defesa se relacionará com o adversário e os riscos que deveremos correr ao aplicarmos o sistema de defesa, ou seja, o risco calculado.

TIPOS DE MARCAÇÃO:
Existem três tipos de marcação que são as mais utilizadas no Futsal:

Marcação por zona ou sector:
Cada jogador ocupa determinada zona/sector, independente das movimentações dos adversários. Este tipo de marcação deverá ser intensamente treinado e orientado pelo técnico, pois cada atleta deverá ocupar espaços programados e não poderá deixar o companheiro sobrecarregado. Como vantagem, propicia pouco desgaste físico.

Marcação Individual:
É a mais utilizada no Futsal actual, onde cada jogador marca um oponente por toda a quadra de jogo. É muita utilizada contra equipes de pouca condição física, facilitando também a identificação dos erros da equipe, por comprometer a cobertura, a equipe deverá ter um bom condicionamento físico.

Marcação Mista:
É muito utilizada por equipas do Futsal de alto nível, exige muita coordenação nos movimentos dos atletas. Neste tipo de marcação onde ocorre uma variação entre a marcação zona e a individual, ocorre uma troca de marcadores em determinados sectores da quadra.
Este tipo de marcação facilita o sistema de cobertura e ocorre também pouco desgaste físico, porém os atletas deverão ter um grande poder de concentração para a realização da troca de marcadores.

fonte: http://belenensesfutsaljuniores.blogspot.com/

Questionário

Quais os temas que gostaria de ver publicados?

Exercicios? (158)

92%

Teoria? (14)

8%

Total de votos: 172